Entre e descubra coisas impressionantes e totalmente... Impressionantes.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A hospedeira - Stephenie Meyer


A hospedeira (The Host)
Stephenie Meyer
Editora Intrínseca
557 páginas
★★★

Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.

Stephenie Meyer? Ficção científica? Essa com certeza era a dúvida e a surpresa de muitos quando A hospedeira foi lançado. Conhecida pela série Crepúsculo, um romance sobrenatural, Stephenie foi incrivelmente brilhante e inovadora ao misturar o gênero que eu mais adoro: Ficção científica com um romance arrebatador em um novo livro. E posso dizer que não fui o único que aprovou essa nova aposta.

Em A hospedeira, o mundo em que vivemos está sendo tomado por almas alienígenas que ocupam os corpos humanos, desfazendo nossa existência. Muitos ainda resistem a essa invasão, e por isso nossa alma não some quando outra toma o nosso corpo. É o caso de Melanie, que vive em conflito com sua alma Peregrina. Uma ficção alienígena diferente de qualquer outra que já vi, inteligente e surpreendente.
Durante as primeiras páginas, o livro pode parecer um pouco chato e cansativo, mas com o tempo, a história começa a se desenvolver e tomar novo rumo. Somos levados a cenários incríveis e momentos de pura tensão com a narrativa. A trama foi muito bem elaborada, apesar de tantas reviravoltas. Ficamos sempre tentando achar uma solução para tudo, e entender o que se passa na cabeça da personagem (ou das personagens). 

Mel e Peg sem dúvidas, tornaram-se as minhas personagens preferidas (peculiar). Nunca vi uma ligação tão profunda e ao mesmo tempo confusa como o entrosamento de ambas as personagens em um corpo só. Mais uma vez repito: Stephenie foi genial ao descrever os sentimentos entre "alma" e "hospedeira". 

Melanie claro, tem todos os motivos para odiar a alma Peregrina, e Peregrina por sua natureza de odiar a viva presença de sua hospedeira. Mas ambas acabam sedendo aos sentimentos de amor e as emoções, e se tornam amigas inseparáveis (literalmente). Ao ponto de hospedeira não viver sem a presença de Peregrina e Peregrina sem a presença do consciente hospedeira.

Há também a presença de personagens tão marcantes quanto Melanie e Peregrina. Jared, Ian e Jamie são os responsáveis por causar as explosões de sentimentos na mesma. Cada um deles nos encantam com suas personalidades e formas de verem o problema. Até mesmo os personagens secundários são tão importantes como estes. Jeb é o pacificador, o sábio e líder de todo o grupo. Doc é o doutor, o curador, sem sua presença o final do livro também não faria sentido algum. Personagens presentes, daqueles que mesmo depois de acabar a leitura, sentimos saudades. 

A questão cronológica é bastante complicada. Há momentos no livro que os minutos parecem eternidades e meses que passam tão depressa quando mudar para um próximo parágrafo. Mas isso não prejudica no livro. A história se desenrola tão fluentemente que mal notamos o tempo. 

Há tantos detalhes que o livro apresenta que é complicado relatar tudo em apenas uma resenha. Estou realmente emocionado com o final da história. Fiquei muito surpreso com o desfecho e muito feliz.  Stephenie ganhou meu total respeito com a esse excelente livro e com sua criatividade voraz ao retratar os sentimentos humanos, o desejo, o amor, a raiva e a reconciliação. 

A adaptação do livro para os cinemas já tem data de estréia, e será 29/03. Estou muito ansioso pelo filme, apesar de o trailer não nos apresentar muitos personagens e nem muitas informações. Esperamos, como sempre, que seja uma adaptação fiel, ou bem melhor.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Scary Pumpkin 2